22A



ESTUDO DIRIGIDO / GENÉTICA (INTRODUÇÃO E 1ª LEI DE MENDEL)– PARTE TEÓRICA
1-      O que é ploidia?
2-      O que é gene?
3-      O que é cromossomo?
4-      O que são cromossomos homólogos?
5-      O que é cariótipo?
6-      O que são genes alelos?
7-      O que são ou cromossomos sexuais alossomos?
8-      O que são cromossomos não-sexuais ou autossomos?
9-      O que significa heterozigose?
10-   O que é homozigose?
11-   Diferencie genótipo e fenótipo.
12-   O que é peristase?
13-   O que são mutações?
14-   Como os genes definem as características celulares?
15-   Como os genes transmitem essas informações às células-filha?
16-   O que enuncia a primeira lei de Mendel ou Lei do monoibridismo?
17-   O que é um cruzamento-teste?
18-   O que é um retrocruzamento?
19-   Qual a proporção fenotípica esperada para cruzamento entre heterozigotos?
20-   Qual a proporção genotípica esperada para cruzamento entre heterozigotos?
21-   Defina:
a)      Dominância completa:
b)      Dominância parcial:
c)       Co-dominância:
22) O que são genes deletérios? Qual a proporção fenotípica esperada nesses casos?
23) O que é polialelia?






Resumo –Osteíctes

·         Esqueleto ósseo;
·         Boca anterior;
·         Nadadeiras pares;
·         Escamas dérmicas;
·         Bexiga natatória;
·         Linha lateral;
·         Brânquias protegidas por opérculo;
·         Sistema circulatório fechado/coração com duas cavidades por onde circula sangue venoso;
·         Excreta: amônia;
·         Reprodução sexuada, fecundação externa com desenvolvimento indireto (alevino).
2 Grupos
Ø  Actinopterígeos: nadadeiras sustentadas por raios.
Ø  Sarcopterígeos: possuem nadadeiras carnosas, sustentadas por ossos semelhantes aos tetrápodes.







 Olá!!
Preciso passar algumas orientações do nosso cronograma para o fim do trimestre.

dia  04/05 vamos corrigir as questões das páginas 66, 67 e 68, finalizar a introdução ao grupo dos cordados e fazer um estudo comparativos entre as classes condrictes e osteictes.
dia  11/05 vamos corrigir as questões sobre condríctes e osteíctes  e dar início ao estudo de Genética.
dia  18/05 teremos PROVA SOBRE AMBIENTE AQUÁTICO (páginas 40 a 76), por isso SEGUE ABAIXO O ESTUDO DIRIGIDO PARA A PROVA. Nesse dia ainda continuaremos os estudos sobre Genética.

Bom estudo!




                Estudo dirigido – Ciclo vitais/Poríferos/Cnidários/Moluscos aquáticos/Peixes.

1)      Diferencie os ciclos vitais através de esquemas.
2)      Qual a importância das algas para o ecossistemas aquáticos?
3)      Qual a importância das algas para o ambiente terrestre?
4)      Diferencie a osmorregulação dos peixes ósseos marinhos da osmorregulação dos peixes ósseos dulcícolas.
5)      Como é a osmorregulação dos peixes cartilaginosos de água salgada?
6)      Por que os poríferos são considerados parazoários?
7)      Como ocorre a nutrição e a respiração nos poríferos?
8)      Faça um desenho de um porífero localizando os poros, o átrio e o ósculo e o caminho da água.
9)      Quais são as principais estruturas sustentadoras das esponjas? Qual a natureza dessas estruturas?
10)   Qual a principal função dos coanócitos das esponjas?
11)   Qual o nome da célula típica do filo dos cnidários?
12)   O que é nematocisto?
13)   Se considerarmos os cnidários e os poríferos, quem é mais recente na história evolutiva? Justifique.
14)   Como é  a digestão dos cnidários?
15)   Qual a importância  ecológica dos corais? A que classe eles pertencem?
16)   Como é a reprodução assexuada:
a)      Dos poríferos:
b)      Dos cnidários:
17)   Como é a reprodução por alternância de gerações nos cnidários (metagênese)?
18)   Diferencie a reprodução por alternância de gerações que ocorrem nos cnidários daquela que ocorre nos vegetais. (não se esqueça de citar o tipo de meiose que ocorre em cada uma delas).
19)   Por que os equinodermos são considerados como mais próximos evolutivamente dos cordados?
20)   O que é sistema hidrovascular ou ambulacral?
21)   Qual a importância do desenvolvimento indireto em espécies em que a forma adulta é séssil?
22)   Diferencie a capacidade de regeneração das esponjas e das estrelas-do-mar.
23)   Caracterize um animal do filo Mollusca.
24)   O que é manto é qual a sua função nos moluscos?
25)   O que é rádula? Em qual classe essa estrutura não está presente?
26)   Como é a respiração nos moluscos aquáticos? E nos terrestres?
27)   Qual a diferença entre um sistema circulatório aberto e fechado?
28)   Qual a relação entre o sistema circulatório fechado presente nos cefalópodes e sua atividade metabólica?
29)   Sobre os pelecípodes (bivalves), responda:
a)       O que é bisso?
b)      O que é estilete cristalino?
c)       Como ocorre a formação de pérolas?
d)      Por que são considerados animais filtradores?

30)   Sobre os cefalópodes, responda:
a)      Como ocorre o mecanismo de ataque e defesa desses animais?
b)      O que são cromatóforos?

31)   Quais as principais características de um animal cordado?
32)   Diferencie condríctes e osteíctes quanto:
a)      Tipo de escamas:
b)      Presença de opérculo:
c)       Posição da boca:
d)      Adaptação a flutuabilidade:

33)   Qual a função das ampolas de Lorenzini?
34)   Diferencie desenvolvimento embrionário ovíparo, ovovivíparo e vivíparo.
35)   Qual a função da linha lateral?
















Gabarito atividade extra do laboratório
"folha com o cladograma"
1- E
2- A
6 - C
7 - B
8- E
10 - A
11 - D
12 - C
"folha sem desenho"

13 - 01+02+04
14- E
17-E
19- C
21- C
24- C
"folha com o desenho do homem espirrando"
9-E
11-A
14-B
15-A
19-B
20-B
"folha com o esquema da célula bacteriana"
25-A
01-E
04-B
5-C
6-E
8-E


ESTUDO DIRIGIDO - Diversidade da vida (classificação e micro-organismos)


1) Existe uma classificação certa para os seres vivos? Por quê?
2) Quais as regras de nomenclatura determinadas por Carl von Linnaeus?
3) Qual a importância das regras de nomenclatura?
4) O que significa o primeiro nome de uma espécie? E o segundo?
5) O que são táxons ou categorias taxônomicas? Quais são os sete principais?
6) Qual é a diferença entre as famílias do reino Animalia e do Plantae, quanto as terminações específicas?
7) Qual a regra para escrever o subgênero?
8) Qual a regra para escrever subespécie?
9) Qual a regra para escrever o nome do autor e a data da descrição da espécie?
10) Quando podemos escrever o epíteto específico com letra maiúscula?
11) Quais são os critérios para classificação dos seres vivos em Reinos?
12) Caracterize os cinco Reinos segundo a classificação de Whittaker.
13) Qual a diferença entre a classificação de Whittaker e a de Margulis e Schwartz?
14) Porque alguns pesquisadores referem-se ao reino protista como reino "lixo"?
15) O que a cladistica leva em consideração para a classificação dos seres vivos?
16) Qual a classificação de Woese e no que ela foi baseada?
17) Caracterize seres procariontes, eucariontes, autótrofos e heterórofos.
18) Defina os termos:
avascular/atraqueófitas:
vascular/traqueófitas:
embriófitas:
espermatófitas:
assifonógamas:
sifonógamas:
criptógamas:
fanerógamas:

19) Caracterize cada grupo, com os termos do exercício anterior:
a) briófitas
b) pteridófitas
c) gimnospermas
d) angiospermas

20) Conceitue os seguintes termos:
parazoários
eumetazoários
diblásticos
triblásticos
simetria radial
simetria bilateral
acelomado
pseudocelomado
celomado
protostômio
deuterostômio
metameria homônoma
metameria heterônoma

21) Caracterize cada filo animal com os termos do exercício anterior:
poríferos
cnidários
platelmintos 
nematóides
moluscos
anelideos
artrópodes
equinodermos
cordados
22) Por que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios?
23) Explique por que existe divergência na classificação dos vírus.
24) Qual a composição dos vírus mais simples?
25) O que é o envelope na estrutura viral? Qual a sua origem?
26) Qual a importância do capsídeo e do envelope?
27) Como podemos classificar os vírus? Qual o critério utilizado?
28) Dê um exemplo de DNA vírus e desenhe identificando suas estruturas.
29)Diferencie ciclo lítico e ciclo lisogênico.
30) Sobre RNA vírus, responda:
31) Como seu material genético é protegido?
a) Como ocorre a formação de novas moléculas de RNA?
b) Como o vírus da gripe se liga a célula hospedeira?
c) O que ocorre com o envelope após o reconhecimento?
d) O que ocorre com os novos vírus formados dentro da célula hospedeira?
32) Qual o principal  representante dos retrovírus?
33) O que é trancriptase reversa e qual a sua importância?
34) Resuma o ciclo do HIV.
35) Liste as principais viroses.
36) Cite algumas utilidades das bactérias.
37) Quais as principais caracteristicas das bactérias.
38) O que são mesossomos? Qual seria a organela análoga a essa estrutura nas células eucarióticas?
39) Qual a importância e a composição da parede celular nas bactérias?
40) Diferencie bactérias gram-positivas e gram-negativas. Qual tem mais resitência aos antibióticos?
41) Qual a função dos ribossomos?
42) O que é nucleóide?
43) O que é plasmídeo?
44) Como as bactérias podem ser classificadas:
a) quanto o modo de captação de moléculas orgânicas?
b) quanto o modo de produção de compostos orgânicos?
45) Como classificamos os processos de produção de ATP nas bactérias?
46) Como se chama o processo de degradação parcial de molécula orgânica? O que determina a molécula formada ao final do processo?
47) Como são classificada as bactérias quanto a necessidade de gás oxigênio para sobrevivência?
48) Sobre reprodução de bactérias, responda:
a) Como ocorre a formação de células idênticas?
b) Como ocorre a recombinação genética?
49) Como algumas bactérias conseguem suportar condições adversas? Qual a forma de destruí-las?
50) Liste as principais doenças bacterianas.
51) Caracterize os protozoários.
52) Por que os cilios e os flagelos dos protozoários seguem o mesmo padrão dos animais?
53) Qual a importância do vacúolo contrátil?
54) Faça um quadro comparativo dos grupos dos protozoários, modos de locomoção e principais representantes.




















2011
Conteúdo para a recuperação
  • interações gênicas
  • artrópodes
  • Fanerógamas
  • répteis, aves e mamíferos.




ESTUDO DIRIGIDO
1) Por que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios?
2) Explique por que existe divergência na classificação dos vírus.
3) Qual a composição dos vírus mais simples?
4) O que é o envelope na estrutura viral? Qual a sua origem?
5) Qual a importância do capsídeo e do envelope?
6) Como podemos classificar os vírus? Qual o critério utilizado?
7) Dê um exemplo de DNA vírus e desenhe identificando suas estruturas.
8) Diferencie ciclo lítico e ciclo lisogênico.
9) Sobre RNA vírus, responda:
a) Como seu material genético é protegido?
b) Como ocorre a formação de novas moléculas de RNA?
c) Como o vírus da gripe se liga a célula hospedeira?
d) O que ocorre com o envelope após o reconhecimento?
e) O que ocorre com os novos vírus formados dentro da célula hospedeira?
10) Qual o principal  representante dos retrovírus?
11) O que é trancriptase reversa e qual a sua importância?
12) Resuma o ciclo do HIV.
13) Liste as principais viroses.
14) Cite algumas utilidades das bactérias.
15) Quais as principais caracteristicas das bactérias.
16) O que são mesossomos? Qual seria a organela análoga a essa estrutura nas células eucarióticas?
17) Qual a importância e a composição da parede celular nas bactérias?
18) Diferencie bactérias gram-positivas e gram-negativas. Qual tem mais resitência aos antibióticos?
19) Qual a função dos ribossomos?
20) O que é nucleóide?
21) O que é plasmídeo?
22) Como as bactérias podem ser classificadas:
a) quanto o modo de captação de moléculas orgânicas?
b) quanto o modo de produção de compostos orgânicos?
23) Como classificamos os processos de produção de ATP nas bactérias?
24) Como se chama o processo de degradação parcial de molécula orgânica? o que determina a molécula formada ao final do processo?
25) Como é classificado as bactérias quanto a necessidade de gás oxigênio para sobrevivência?
26) Sobre reprodução de bactérias, responda:
a) Como ocorre a formação de células idênticas?
b) Como ocorre a recombinação genética?
27) Como algumas bactérias conseguem suportar condições adversas? Qual a forma de destruí-las?
28) Liste as principais doenças bacterianas.
29) Caracterize os protozoários.
30) Por que os cilios e os flagelos dos protozoários seguem o mesmo padrão dos animais?
31) Qual a importância do vacúolo contrátil?
32) Faça um quadro comparativo dos grupos dos protozoários, modos de locomoção e principais representantes.
33) Liste as principais protozoonoses.
34) Qual a vantagem do pigmento ficoeritrina para algas bentônicas?
35) Por que as euglenas são chamadas mixotróficas?
36) Por que as clorófitas são consideradas ancestrais das plantas terrestres?
37) Cite duas importâncias dos organismos fotossintetizantes aquáticos.
38) O que é extraído das:
a) feófitas.
b) rodófitas.
39) O que é "terra de diatomáceas"?
40) O que é maré vermelha? Quais consequências esse fenômeno pode trazer aos demais seres vivos?
41) Faça o esquema e reconheça:
a) ciclo haplôntico.
b) ciclo diplôntico.
c) ciclo haplodiplobiôntico.

Lembre-se: algas não possuem tecidos verdadeiros!
Qualquer dúvida, madem e-mail!!
BJS gente









ESTUDO DIRIGIDO


1) Existe uma classificação certa para os seres vivos? Por quê?
2) Quais as regras de nomenclatura determinadas por Carl von Linnaeus?
3) Qual a importância das regras de nomenclatura?
4) O que significa o primeiro nome de uma espécie? E o segundo?
5) O que são táxons ou categorias taxônomicas? Quais são os sete principais?
6) Qual é a diferença entre as famílias do reino Animalia e do Plantae, quanto as terminações específicas?
7) Qual a regra para escrever o subgênero?
8) Qual a regra para escrever subespécie?
9) Qual a regra para escrever o nome do autor e a data da descrição da espécie?
10) Quando podemos escrever o epíteto específico com letra maiúscula?
11) Quais são os critérios para classificação dos seres vivos em Reinos?
12) Caracterize os cinco Reinos segundo a classificação de Whittaker.
13) Qual a diferença entre a classificação de Whittaker e a de Margulis e Schwartz?
14) Porque alguns pesquisadores referem-se ao reino protista como reino "lixo"?
15) O que a cladistica leva em consideração para a classificação dos seres vivos?
16) Qual a classificação de Woese e no que ela foi baseada?
17) Caracterize seres procariontes, eucariontes, autótrofos e heterórofos?
18) Defina os termos:
avascular/atraqueófitas:
vascular/traqueófitas:
embriófitas:
espermatófitas:
assifonógamas:
sifonógamas:
criptógamas:
fanerógamas:

19) Caracterize cada grupo, com os termos do exercício anterior:
a) briófitas
b) pteridófitas
c) gimnospermas
d) angiospermas

20) Conceitue os seguintes termos:
parazoários
eumetazoários
diblásticos
triblásticos
simetria radial
simetria bilateral
acelomado
pseudocelomado
celomado
protostômio
deuterostômio
metameria homônoma
metameria heterônoma

21) Caracterize cada filo animal com os termos do exercício anterior:
poríferos
cnidários
platelmintos 
nematóides
moluscos
anelideos
artrópodes
equinodermos
cordados