18A


Gabarito exercícios páginas 76, 77 e 78.

14) A G L U T I N O G Ê N I O
2 R E C E S S I V A
3 M E N D E L
4 F E N Ó T I P O
5 D A L T O N I S M O
6 C O N G Ê N I T A
7 R E C E P T O R
8 H E T E R O Z I G O T O

A palavra-chave é genótipo, e corresponde às características genéticas de um indivíduo.



15) a) Não, pois as técnicas provocam apenas alteração do fenótipo, não há nenhuma alteração da
composição genética das plantas.
b) Em solo com pH 4,5, as flores serão azuis; e em solo com pH 10, cor-de-rosa.

16) a) Os fatores de Mendel são os genes alelos.
b) Na primeira lei de Mendel, a meiose é responsável pela separação dos fatores (ou genes alelos).
Comentário: Além da meiose, a fecundação é extremamente importante para as espécies, pois restaura a
quantidade de cromossomos da espécie e, em decorrência disso, une os genes alelos separados na meiose.
17) D
Resolução: De acordo com o enunciado, sabemos que:
• aa → moscas amarelas
• AA ou Aa → moscas marrons
• AA + sais de prata (durante estágio larval) → moscas amarelas
Utilizando esses dados, podemos analisar as afirmativas:
I) Verdadeiro. Desconsiderando-se a alimentação com sais de prata, ou seja, considerando alimentação
normal, não há alteração do fenótipo e, portanto, moscas aa sempre serão amarelas e moscas AA e Aa,
sempre marrons.
II) Falso. Caso essas moscas sejam alimentadas com sais de prata, ocorre apenas alteração do fenótipo. O
genótipo, no entanto, permanece inalterado, ou seja, AA.
III) Verdadeiro. A princípio, desconsiderando-se os sais de prata, as moscas amarelas (aa) sempre geram
moscas amarelas (aa). No entanto, caso se considere uma mosca amarela devido à adição de sais de prata
(AA), ela pode cruzar com outra qualquer (independentemente da cor e do genótipo) e gerar moscas A_,
ou seja, marrons.

18) a) Significa dizer que as ervilhas parentais são homozigotas.
b) A textura lisa é determinada pelo alelo dominante, e a textura rugosa pelo alelo recessivo.
c) A proporção fenotípica é de 75% lisas e 25% rugosas.
Resolução: Ao cruzar duas ervilhas homozigotas (puras), o fenótipo presente na geração F1 é determinado
pelo alelo dominante. Nesse caso, o cruzamento entre ervilhas lisas e rugosas gerou apenas ervilhas lisas e, por isso, dizemos que o fenótipo lisa é determinado pelo alelo dominante, e o fenótipo rugosa, pelo alelo recessivo.
Baseando-se nisso, é possível esquematizar o cruzamento realizado. Para isso, podemos utilizar a letra
A ou a letra R, referente ao fenótipo recessivo.



19) a) PP e Pp são sensíveis ao PTC; pp é insensível ao PTC.
b) Nesse cruzamento, 50% dos descendentes será sensível e 50%, insensível.
Resolução: É possível determinar qual fenótipo (sensível ou insensível ao PTC) é determinado pelo alelo
dominante a partir da informação presente na última frase do enunciado: “é comum que um casal, em
que ambos são sensíveis ao PTC, gere uma criança insensível ao PTC”. A partir disso, conclui-se que
o fenótipo “diferente” que surgiu no cruzamento – no caso, insensibilidade ao PTC – é condicionado
por um alelo recessivo. Logo, os genótipos PP e Pp determinam sensibilidade ao PTC; e o genótipo pp,
insensibilidade a essa substância.
Para determinar a proporção fenótipica solicitada na alternativa b, realiza-se o cruzamento entre o
indivíduo heterozigoto (Pp) e o homozigoto recessivo (pp).

20) Soma = 18.
Resolução: 01) Falso. A característica em questão é determinada por um alelo dominante, o que pode ser
concluído a partir do cruzamento entre os indivíduos 1 e 2, já que eles possuem o mesmo fenótipo, mas
geraram um descendente (6) com fenótipo diferente.
02) Verdadeiro. Para analisar o item, é necessário determinar o genótipo de todos os indivíduos.


Assim, é possível concluir que o genótipo dos indivíduos é A_, ou seja, pode ser AA (homozigoto
dominante) ou Aa (heterozigoto), não sendo possível determinar com certeza o seu genótipo.
04) Falso. Analisando o heredograma e baseando-se no padrão de herança da característica (dominante),
conclui-se que os indivíduos que possuem a característica em questão podem ser AA ou Aa.
08) Falso. Um homem com a característica pode ser AA ou Aa. Caso um homem AA se case com a mulher
8, todos os filhos serão A_ e, portanto, também apresentarão a característica. No entanto, caso seja um
homem Aa, eles poderão ter filhos com ou sem a característica.
16) Verdadeiro. O homem 10 não possui a característica em questão e, por isso, é aa. Caso se case com
uma mulher com o mesmo fenótipo e, consequentemente, o mesmo genótipo, todos os filhos serão aa.
32) Falso. Os filhos são representados em ordem cronológica e, por isso, o primeiro filho do casal
1 x 2 é a menina número 5, que possui a característica; e o segundo filho é o menino 6, que não possui a
característica.


21) a) Ser bruxo é uma característica recessiva, o que pode ser concluído a partir da análise da família de Hermione.
b) O preconceito não é plausível, pois qualquer bruxo, filho de bruxos ou de trouxas, possui a mesma
constituição gênica (bb).
c) Harry e Gina não poderão ter filhos trouxas, pois ser bruxo é uma característica recessiva. Como ambos
são bruxos, os dois são bb e só podem ter filhos bb.




Estudo dirigido – Sistema reprodutor humano – 18A


1)     O que é um hormônio hipofisiário?
2)     Quais são os hormônios hipofisiários gonadotróficos (que agem sobre as gônadas)?
3)     Como chamamos as gônadas masculinas? E as femininas?
4)     O que é o ciclo menstrual
5)     Como está o nível de FSH e LH no primeiro dia da menstruação?
6)     Quando inicia o ciclo menstrual? Quando devemos começar a contar?
7)     Qual a função do FSH
8)     Qual a função do LH?
9)     O que é um folículo?
10)  O que é ovulação?
11)  O que é o corpo amarelo ou corpo lúteo?
12)  Qual o hormônio liberado pelo corpo lúteo? Qual a sua função
13)  O que é o corpo branco ou corpo albicans?
14)  O que é menstruação?
15)  O que é fecundação e onde ela ocorre na espécie humana?
16)  Diferencie ovócito e óvulo
17)  Diferencie fecundação  interna e externa.
18)  O que é nidação?
19)  Como o feto garante sua manutenção corporal no ventre materno.
20)   Diferencie gêmeos monozigóticos e gêmeos dizigóticos.
21)   O que significa a sigla DST?
22)   Cite as DSTs bacterianas.
23)   Cite as DSTs virais.
24)   O que é AIDS?
25)   O que é HIV?
26)   Cite atitudes que são consideradas comportamento de risco para contrair DST.
27)   Qual o método contraceptivo de barreira que também é eficiente para evitar DST?
28)   Qual é o funcionamento básico dos contraceptivos hormonais?
29)   A tabelinha é um método contraceptivo seguro? Justifique.
30)   A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo para planejamento familiar? Justifique.
31)   Quais são os métodos contraceptivos definitivos? Explique-os.
32)   O que é reprodução assistida?
33)   Cite três argumentos a favor e três contra a legalização do aborto no nosso país.
34) Não esqueça de saber localizar as estruturas nos sistemas reprodutores feminino e masculino!















ESTUDO DIRIGIDO - PROVA CAPÍTULO 1 E 2.

1) Qual  a origem e a importância do gás ozônio?
2) Diferencie efeito estuda e aquecimento global.
3) Quais os gases estufa? Qual deles é tem relação direta com o uso dos combustíveis fósseis?
4) Por que o monóxido de carbono é considerado silencioso e mortal?
5) O que é chuva ácida? Como ela se forma? Quais as consequências desse tipo de precipitação?
6) O que é inversão térmica?
7) Como a agricultura pode alterar o solo?
8) Diferencie lixão e aterro sanitário.
9) Quando a incineração de lixo é indicada?
10) O que é compostagem?
11) Cite duas vantagens da reciclagem de lixo.
12) O que é eutrofização? O que pode causá-la? 
13) Explique as etapas da eutrofização.
14) Como acidentes de derramamento de petróleo podem afetar a vida marinha?
15) Quais as consequências da contaminação de substâncias não-biodegradáveis em relação a cadeia alimentar?
16) O que é poluição?
17) Defina matéria. 
         18)    Qual o fator determinante dos estados físicos da matéria?
       19)      Quais os fatores que determinam a mudança (influenciam) nos estados físicos da matéria?
       20)  Faça um esquema com as mudanças de estados físicos da matéria. 
       21)  Qual a diferença entre evaporação, ebulição, calefação?
       22)  Defina os estados físicos da matéria quanto a forma e o volume.
       23)  Diferencie propriedades gerais e específicas da matéria.
      24)  Defina as seguintes propriedades da matéria: volume, massa,  inércia e impenetrabilidade.
      25)  Qual a importância das propriedades específicas?
      26)  Quais as propriedades específicas da matéria?
      27)   O que é densidade?
      28)  O que é ponto de fusão?
      29)  O que é ponto de ebulição?
30) Diferencie uma mistura eutética e uma mistura azeotrópica.
31) Defina:
a) Substância química
b) Substância  simples
c) Substância composta
d) Substância pura
e) Mistura
32) O que ocorre com a temperatura das substâncias puras durante a mudança dos estados físicos?
33) O que ocorre com a temperatura das misturas durante a mudança dos estados físicos?
34) Como chamamos a mistura que possui ponto de fusão constante?
35) Como o chamamos a mistura que possui ponto de ebulição constante?
36) O que é uma mistura homogênea?
37) O que é uma mistura heterogênea?
38) Como podemos chamar as misturas homogêneas?
39) Diferencie solvente e soluto.
OBS: Não esqueça de estudar os processos de separação de mistura.








2011
Conteúdo para a recuperação

  • divisão celular
  • tecidos 
  • reprodução
Todo o conteúdo está na terceira apostila.



Estudo dirigido – divisões celulares e tecidos

1)    Qual o principal ácido nucléico? Qual a sua função?
2)    Qual a diferença no  DNA de uma célula procariótica e de uma célula eucariótica?
3)    O que são os cromossomos?
4)    O que são cromossomos homólogos?
5)    O que é uma célula diplóide? Cite exemplos.
6)    O que é uma célula haplóide? Cite exemplos.
7)    Qual a função da mitose e em que situações os organismos utilizam esse processo.
8)    O que é meiose e qual a sua função?
9)    Qual a importância da meiose?
10) O que é reprodução assexuada? Cite as vantagens e desvantagens desse processo.
11) O que é reprodução sexuada? Cite as vantagens e desvantagens desse processo.
12) Quantas células são originadas no processo de mitose? E no de meiose?
13) O que é tecido?
14) Caracterize  tecido epitelial
15) Diferencie tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular.
16) Quais os critérios utilizados para classificar os tecidos epiteliais de revestimento?
17) O que é queratina? Qual a sua importância?
18) O que é melanina? Qual a sua função?
19) Diferencie glândula endócrina, glândula exócrina e glândula anfícrina citando  exemplos de cada.
20) Quais as funções exercidas pelos diferentes tipos de tecidos conjuntivos?
21) Qual a composição principal da substância intercelular do tecido ósseo?
22) Qual a função:
a)    Dos osteoblastos?
b)    Dos osteócitos?
c)    Dos oesteoclastos?
23) O que é osteoporose?
24) Quais as células do tecido cartilaginoso?
25) Como ocorre a nutrição das células do tecido cartilaginoso? Por quê?
26) Caracterize o tecido sanguíneo.
27) Qual a função:
a)    Dos leucócitos?
b)    Das plaquetas?
c)    Das hemácias?
28) O que é tecido hematopoiético?  Onde ele se localiza?
29) Quais as funções do tecido adiposo?
30) Caracterize os tipos de tecido muscular quanto o tipo de contração, a presença de estrias e o número e a localização de núcleos nas células.
31) Desenhe e identifique as partes de um neurônio.
32) O que é sinapse?
33) Qual o sentido do impulso nervoso em um neurônio?





Estudo   Dirigido -
1) O que é matéria?
2) Defina:
a) Substância química
b) Substância  simples
c) Substância composta
d) Substância pura
e) Mistura
3) O que ocorre com a temperatura das substâncias puras durante a mudança dos estados físicos?
4) O que ocorre com a temperatura das misturas durante a mudança dos estados físicos?
5) Como chamamos a mistura que possui ponto de fusão constante?
6) Como o chamamos a mistura que possui ponto de ebulição constante?
7) O que é uma mistura homogênea?
8) O que é uma mistura heterogênea?
9) Como podemos chamar as misturas homogêneas?
10) Diferencie solvente e soluto.
11) Sobre os processos de separação de misturas, identifique quando utilizamos cada uma.
12) Segundo a lei de Lavoisier, o que podemos determinar em uma equação química?
13) O que enuncia a Lei de Proust?
14) De acordo com a descrição abaixo, escreva o nome do cientista criador do respectivo modelo atômico
a) O átomo é minúsculo e indivisível como uma bola de bilhar:
b) Conhecido como "pudim de passas", propunha o átomo maciço e esférico, formado por uma massa de carga positiva como os elétrons dispersos.
c) Conhecido como modelo planetário, esse modelo apresenta um núcleo com carga positiva (prótons) e elétrons girando ao seu redor.
15) Faça um desenho de um átomo identificando as partículas subatômicas.
16) O que é um elemento químico?
17) O que é número atômico?
18) O que é o número de massa?
19) Quando um átomo passa a ser íon?
20) O que é um cátion?
21) O que é um ânion?
22) Em uma representação de elemento químico, o que significa o número  subscrito e  a esquerda do símbolo do elemento?

23) O que significa o número sobrescrito em relação ao símbolo do elemento químico?


ESTUDO DIRIGIDO


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1) Qual  a origem e a importância do gás ozônio?
2) Diferencie efeito estuda e aquecimento global?
3) Quais os gases estufa? Qual deles é tem relação direta com o uso dos combustíveis fósseis?
4) Por que o monóxido de carbono é considerado silencioso e mortal?
5) O que é chuva ácida? Como ela se forma? Quais as consequências desse tipo de precipitação?
6) O que é inversão térmica?
7) Como a agricultura pode alterar o solo?
8) Diferencie lixão e aterro sanitário.
9) Quando a incineração de lixo é indicada?
10) O que é compostagem?
11) Cite duas vantagens da reciclagem de lixo.
12) O que é eutrofização? O que pode causá-la? 
13) Explique as etapas da eutrofização.
14) Como acidentes de derramamento de petróleo podem afetar a vida marinha?
15) Quais as consequências da contaminação de substâncias não-biodegradáveis em relação a cadeia alimentar?
16) O que é poluição?
17) Defina matéria. 

     
18)    Qual o fator determinante dos estados físicos da matéria?
19)      Quais os fatores que determinam a mudança (influenciam) nos estados físicos da matéria?
20)  Faça um esquema com as mudanças de estados físicos da matéria.
21)  Qual a diferença entre evaporação, ebulição, calefação?
22)  Defina os estados físicos da matéria quanto a forma e o volume.
23)  Diferencie propriedades gerais e específicas da matéria.
24)  Defina as seguintes propriedades da matéria: volume, massa,  inércia e impenetrabilidade.
25)  Qual a importância das propriedades específicas?
26)  Quais as propriedades específicas da matéria?
27)   O que é densidade?
28)  O que é ponto de fusão?
29)  O que é ponto de ebulição?