16A

ESTUDO DIRIGIDO  - ESTUDO DA MATÉRIA  apostila 2/2013
1)    Defina matéria:
2)    Diferencie propriedades gerais e específicas da matéria.
3)    Defina as seguintes propriedades da matéria: volume, massa,  inércia e impenetrabilidade.
4)    Qual a importância das propriedades específicas?
5)    Quais as propriedades específicas da matéria?
6)     O que é densidade?
7)    O que é ponto de fusão?
8)    O que é ponto de ebulição?
9)    Faça um esquema representando as mudanças de estado físico da matéria.
10) O que determina os estados físicos da matéria?
11) Defina os estados físicos da matéria quanto à forma e o volume.
12) O que influencia na mudança dos estados físicos da matéria?
13) Defina:
a)    Substância pura:
b)    Substância pura simples:
c)    Substância pura composta:
d)    Mistura:
e)    Mistura homogênea:
f)     Mistura heterogênea:
14) Como diferenciar uma substância pura de uma mistura utilizando os pontos de fusão e de vaporização como referência?
15) Faça dois gráficos comparativos que representem as mudanças de estado físico em relação ao ganho  de temperatura de uma substância pura e de uma mistura.
16) No processo de separação de mistura, defina:
a)    Decantação:
b)    Filtração:
c)    Destilação fracionada:
d)    Centrifugação:
e)    Destilação:
f)     Fusão fracionada:

g)    Dissolução fracionada:













Estudo dirigido – Sistema digestório e conservação de alimentos
1)      O que é digestão?
2)      Quais são os principais nutrientes presentes nos alimentos?
3)      Escreva qual o produto final da digestão:
a)      Do amido:
b)      Das proteínas:
c)       Das gorduras;
4)      Qual a finalidade da digestão?
5)      Quais são as glândulas anexas do sistema digestório?
6)      Faça um desenho e identifique os órgãos pertencentes ao sistema digestório. Localize também as glândulas anexas. (é necessário identificar em um desenho)
7)      O que digestão mecânica?
8)      O que é digestão química?
9)      Qual etapa da digestão mecânica ocorre na boca?
10)   Qual a importância da mastigação?
11)   Qual a etapa da digestão química que ocorre na boca?
12)   Quais dentes servem para cortar os alimentos?
13)   Quais dentes servem para perfurar os alimentos?
14)   Quais dentes tem a função de triturar os alimentos?
15)   Quantos dentes uma pessoa adulta possui? Como estão distribuídos?
*é necessário identificar a localização em um desenho.
16)   Quais as três regiões de um dente?
17)   O que é a polpa de um dente?
18)   O que é dentina?
19)   O que é esmalte de um dente?
20)   O que é cemento na estrutura do dente?
21)   Qual o caminho percorrido pelo alimento?
22)   Qual  a importância da epiglote?
23)   O que é peristaltismo?
24)   O que é bolo alimentar?
25)   O que é quimo?
26)   O que é quilo?
27)   O que ocorre de importante no intestino delgado?
28)   O que são vilosidades intestinais? Qual a importância dessas estruturas?
29)   Existem bactérias que vivem no intestino grosso dos seres humanos. Qual a importância dessa relação ecológica? Como você classificaria essa relação?
30)   Qual a importância da bile? Onde ela é produzida?
31)   Qual a importância de utilizarmos técnicas de conservação dos alimentos?
32)   Por que os alimentos apodrecem?
33)   Qual a diferença entre refrigeração e congelamento?
34)   Qual o objetivo comum da salga, adição de açúcar ou defumação para conservação do alimento?





Estudo dirigido – Biomas e sucessão ecológica
Além do estudo dirigido, não se esqueça de estudar pelos exercícios realizados em aula.
Observação: leve lápis de cor para a realização da prova.

1)      O que é sucessão ecológica?
2)      Caracterize as etapas da sucessão ecológica.
3)      Quais as características dos seres vivos que estão adaptados às regiões mais frias do planeta?
4)      Quais as características dos seres vivos que estão adaptados às regiões mais quentes do planeta?
5)      Faça um desenho e identifique as zonas climáticas da Terra.
6)      Faça um mapa do Brasil  identificando os biomas brasileiros.
7)      Caracterize os biomas:
a)      Floresta Amazônica:
b)      Mata Atlântica:
c)       Caatinga:
d)       Cerrado:
e)      Pantanal:
f)       Pampas:













Estudo dirigido – CADEIA ALIMENTAR E RELAÇÕES ECOLÓGICAS.

1)      Quais organismos devem ocupar, obrigatoriamente, o primeiro nível trófico de uma cadeia alimentar?
2)      O que as setas de uma cadeia alimentar representam?
3)      Diferencie um produtor de um consumidor.
4)      Quais os fatores necessários para a ocorrência da fotossíntese?
5)      Quais os produtos que resultam do processo de fotossíntese?
6)      O que é um ser autótrofo?
7)      O que é um ser heterótrofo?
8)      Defina o que é um ser:
a)      Herbívoro:
b)      Carnívoro:
c)       Onívoro:
d)      Detritívoro:
e)      Necrófago:
9)      Qual a importância dos decompositores?
10)   O que é uma teia alimentar?
11)   Explique por que o  fluxo de matéria na natureza é cíclico e o de energia não é.
12)   O que é uma pirâmide ecológica?
13)   Quais os tipos de pirâmides ecológicas? O que elas indicam, respectivamente?
14)   Qual o tipo de pirâmide ecológica que nunca aparece invertida? Explique por que.
15)   Quando classificamos uma relação ecológica como intraespecífica?
16)   Quando classificamos uma relação ecológica como interespecífica?
17)   Quando classificamos uma relação ecológica como harmônica?
18)   Quando classificamos uma relação ecológica como desarmônica?
19)   Como definimos sociedade? Dê exemplos.
20)   Como definimos colônia? Dê exemplos.
21)   O que é competição? Dê exemplos.
22)   O que é canibalismo? Dê exemplos.
23)    Defina e diferencie mutualismo e protocooperação.
24)   Diferencie epifitismo e parasitismo. Dê exemplos.
25)   Defina e diferencie predatismo e parasitismo. Dê exemplos.
26)   Qual a diferença entre mimetismo, camuflagem e coloração de advertência?
27)   No que consiste a técnica chamada controle biológico?
·         NÃO SE ESQUEÇA DE REVER OS TEXTOS E OS  EXERCÍCIOS DA APOSTILA.








ESTUDO DIRIGIDO – VIDA E AMBIENTE
1)      Qual era a composição da atmosfera primitiva da Terra?
2)      Quais as características dos seres vivos?
3)      Por que a reprodução é dita como a principal característica dos seres vivos?
4)      Determine as principais características dos grupos abaixo:
a)      Plantas:
b)      Animais:
c)       Fungos:
d)      Micro-organismos:
5)      O que é ciclo vital?
6)      Qual a diferença entre desenvolvimento direto e indireto?
7)      Qual a diferença entre metamorfose completa e metamorfose incompleta?
8)      O que são hormônios?
9)      Qual o hormônio sexual masculino?
10)   Quais são as características sexuais secundárias masculinas?
11)   Quais são os hormônios sexuais femininos?
12)   Quais são as características sexuais secundárias femininas?
13)   Diferencie fatores bióticos e abióticos.
14)   Diferencie nicho e habitat.
15)   Qual a sequência dos níveis de organização desde uma célula até a biosfera.
16)   Qual a diferença entre comunidade e ecossistema.
17)   O que é uma população?




Estudo dirigido  - Atmosfera
 1)  O que é atmosfera?
2)      Qual a composição da atmosfera terrestre?
3)      Cite duas situações em que o dióxido de carbono é importante.
4)      Qual a importância do ozônio?
5)      Se os seres humanos não conseguem absorvem o gás nitrogênio no processo de respiração, como conseguem obtê-lo?
6)      Qual a camada da atmosfera em que vivemos?
7)      Qual a camada da atmosfera em que se encontra a camada de ozônio?
8)      O que é efeito estufa?
9)      O que é aquecimento global?
10)   O que é pressão atmosférica?
11)   Como foi o experimento de Otto Von Guericke em Magdeburgo ( Alemanha)?
12)   O que o experimento de Von Guericke demonstrou?
13)   Cite dois exemplos da  aplicação prática da pressão atmosférica.
14)   Explique o experimento de Torricelli.
15)   O que é barômetro?
16)   Diferencie ar comprimido e ar rarefeito.
17)   Qual a relação entre altitude e pressão atmosférica?
18)   Cite duas utilizações do ar comprimido no cotidiano.
19)   Cite uma aplicação do ar rarefeito.
20)   Explique a formação dos ventos através de um esquema.
21)   Por que o Sol é importante para os seres que habitam a Terra.
22)   Explique a diferença entre as teorias geocêntricas e heliocêntricas.
23)   Quais cuidados devemos ter durante  a exposição ao Sol?





Estudo Dirigido – Capítulos 1 e 2

1)      Qual a teoria mais aceita para a formação do universo? O que ela diz?
2)      Qual o primeiro elemento químico formado no universo?
3)      O que são galáxias?
4)      Qual a importância da Via Láctea para nós?
5)      O que é o Sistema Solar?
6)      O que são estrelas?
7)      O que são constelações?
8)      O que é um satélite?
9)      Qual a diferença entre um satélite natural e um satélite artificial?
10)   O que são cometas? Em quais partes podemos dividi-los?
11)   O que é um  planeta?
12)   Quais são os planetas rochosos do Sistema Solar? Por que são classificados assim?
13)   Quais são os planeta gasosos do Sistema Solar? que são classificados assim?
14)   Qual a importância do Sol para a vida na Terra?
15)   Por que o efeito estufa  é importante para a vida na Terra?
16)   Diferencie rotação e translação da Terra.
17)   O que são estrelas cadentes?
18)   O que são meteoritos?
19)   Qual o planeta conhecido por Estrela d’Alva?
20)   Qual o maior planeta do Sistema Solar?
21)   Qual o planeta mais próximo do Sol? E o mais distante?
22)   Por que Plutão foi reclassificado como planeta anão?
23)   O que são corpos transnetunianos?
24)   Como podemos diferenciar os planetas do Sistema Solar?









2011
Conteúdos para a recuperação

Reinos Monera, Protista e Fungi - apostila 2- páginas 39 a 67.
Invertebrados - apostila 2 - páginas 75 a 103.
Cordados - Apostila 3 - 5 a 24.

Os estudos devem ser orientados pelos estudos dirigidos, provas e trabalhos realizados durante o trimestre. 

Palavras para a caderneta:

Artéria: vaso sanguíneo que conduz sangue do coração para as outras partes do corpo.
Aterosclerose: depósito de placas de gordura nas artérias, dificultando a circulação do sangue.
Átrio: cada uma das cavidades superiores do coração.
Capilar: vaso sanguineo microscópio por onde ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e os tecidos.
Coagulação: processo que interrompe  a hemorragia em vasos sanguíneos.
Diástole: relaxamento dos músculos das cavidades do coração.
Glóbulo branco: ver leucócito.
Glóbulo vermelho: ver hemácia.
Grande circulação: parte da circulação que leva sangue rico em oxigênio do coração para os tecidos do corpo trazendo sangue pobre em oxigênio para o coração. Também chamada circulação sistêmica.
Hemácia: elemento do sangue que transporta oxigênio. 
Hematose: transformação de sangue venoso em arterial.
Hemoglobina: substância que transporta oxigênio no interior hemácia.
Leucócito: células que ajuda a destruir micro-organismos ou substâncias estranhas que invadem o organismo.
Miocárdio: músculo do coração.
Pequena circulação: parte da circulação que leva sangue pobre em oxigênio do coração para os pulmões, trazendo destes sangue rico em oxigênio para o coração.Também chamada circulação pulmonar.
Plaqueta: elemento do sangue que ajuda a parar uma hemorragia.
Sístole: contração do músculo cardíaco



Aviso.
Ainda não postei os termos, mas não esqueci!
Vou postar no fim de semana.
Obrigada pela compreensão!

Beijos





Oi Gente,
Logo abaixo do estudo dirigido estão algumas definições para serem colocadas na caderneta.

ESTUDO DIRIGIDO - Cordados

1)      Qual a principal característica do filo dos Cordados?
2)      O que é notocorda?
3)      Qual a características dos Eucordados? Qual o outro nome que esse grupo recebe?
4)      Sobre os peixes, responda:
a)      Como são classificados quanto à temperatura corporal?
b)      Como é sua reprodução (fecundação e desenvolvimento embrionário)
5)      Diferencie condrictes e osteíctes em relação a presença de opérculo, bexiga natatória, esqueleto,  e posição da boca.
6)      Como se chama a larva dos peixes?
7)      O que é piracema?
8)      Por que o grupo dos anfíbios é dito com duas vidas?
9)      Como é chamada a larva dos anuros?
10)   Sobre os anfíbios, responda:
a)      Como são classificados quanto à temperatura corporal?
b)      Como é sua reprodução (fecundação e desenvolvimento embrionário)
11)   Por que os anfíbios adultos necessitam da respiração cutânea?
12)   Quais as características que permitem os répteis estarem completamente adaptados ao ambiente terrestre?
13)   Sobre os répteis, responda:
a)      Como são classificados quanto à temperatura corporal?
b)      Como é a sua reprodução (fecundação e desenvolvimento embrionário) (Obs: considere a maioria).
14)   Diferencie animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos.
15)   Sobre as aves, responda:
a)      Como são classificados quanto à temperatura corporal?
b)      Cite três adaptações para o vôo.
16)   Qual a importância das penas nas aves e dos pêlos mamíferos.
17)   Qual a função da glândula uropigiana?
18)   Qual a importância da quilha (ou carena) no osso esterno?
19)   Quais as características principais dos mamíferos?
20)   Sobre os mamíferos, responda:
a)      Como são classificados quanto à temperatura corporal?
21)   Qual a importância do coração das aves e dos mamíferos ser tetracavitário?
22)   Diferencie animais pecilotérmicos e homeotérmicos.
23)   Diferencie animais ectotérmicos e endotérmicos.



PALAVRAS PARA A CADERNETA:

Condrictes -  peixe de esqueleto cartilaginoso. Ex: tubarões e arraias.
Ectotérmico – animal que depende da energia do ambiente para controlar a temperatura interna do corpo. Ex: peixes, anfíbios e répteis.
Endotérmico – animal que utiliza a energia do metabolismo para manter a temperatura do corpo constante. Ex: aves e mamíferos.
Fecundação -  União do gameta masculino com o gameta feminino.
Girino: larva aquática de anfíbios anuros.
Homeotérmicos: animais que tem a temperatura do corpo constante, mesmo que a temperatura do ambiente varie. Ex: aves e mamíferos.
Notocorda – cordão flexível que confere sustentação e se estende ao longo do dorso do embrião de todos os cordados. É substituída pela coluna vertebral nos vertebrados.
Osteíctes – Peixe com esqueleto ósseo. Inclui a maioria dos peixes.
Ovíparos – animal que põe ovos que se desenvolvem fora do corpo da mãe.
Ovovivíparos – animal cujos ovos se desenvolvem dentro do organismo materno.
Pecilotérmico – animal cuja temperatura varia com a temperatura do ambiente.
Piracema – movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios, com o fim de reprodução. Ocorre em épocas de as grandes chuvas, no período da desova.
Vivíparo – animal cujo embrião se desenvolve no útero, recebendo alimento diretamente do organismo materno.






Estudo dirigido – Monera, Protistas e Fungi

1)      Quais as características principais dos integrantes do Reino Monera?
2)      Quais são os organismos que constituem o Reino Monera?
3)      Qual a importância das cianobactérias?
4)      Faça um desenho das formas das bactérias (cocos, bacilos, espirilos e vibriões), identificando-as.
5)      O que é :
a)      Estafilococos:
b)      Estreptococos:
c)       Diplococos:
6)      Diferencie bactéria autótrofa e heterótrofa.
7)      O que significa dizer que:
a)      Uma bactéria é aeróbia?
b)      Uma bactéria é anaeróbia facultativa?
c)       Uma bactéria é anaeróbia estrita?
8)      Qual a importância ecológica das bactérias?
9)      Qual a importância das bactérias na indústria alimentícia?
10)   Quais as características dos integrantes do Reino Protista?
11)   Como está subdividido o Reino Protista? Qual o critério utilizado para esses grupos?
12)   Qual a importância dos protistas autótrofos na vida de todos os seres vivos?
13)   Os protozoários são divididos em quatro grupos. Quais são e qual o critério pra formar esses grupos?
14)   Sobre a Doença de Chagas, responda:
a)      Qual o agente causador?
b)      Qual o agente transmissor?
c)       Como ocorre a contaminação?
15)   Sobre a malária, responda:
a)      Qual o agente causador?
b)      Qual o agente transmissor?
c)       Quais as medidas profiláticas?
16)   O que é Micologia?
17)   Caracterize os organismos pertencentes ao Reino Fungi.
18)   Quais as condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento de um fungo?
19)   O que são hifas?
20)   O que são micélios?
21)   Diferencie micélio reprodutivo e micélio vegetativo.
22)   O que é uma micose?
23)   O que são micorrizas?
24)   Explique a relação mutualística entre fungos e algas que formam os líquens.
25)   Qual foi o primeiro antibiótico produzido industrialmente?
26)   Quem foi  Alexander Fleming?
27)   Qual a importância da utilização do fermento biológico na produção de pães? (Explique o processo).
28)   Qual a importância dos fungos na manutenção natural do equilíbrio dos ecossistemas?






Estudo dirigido – teoria celular/taxonomia/vírus
1)      O que é uma célula?
2)      Quem foi o primeiro a utilizar o termo “célula”? O que ele estava observando?
3)      O que é Citologia?
4)      Quais as ideias defendidas pela Teoria celular?
5)      Qual a importância de Anton van Leeuwenhoek para a Ciência?
6)      O que diferencia um microscópio óptico de um microscópio eletrônico?
7)      Diferencie célula procariótica e célula eucariótica.
8)      Quais são os níveis de organização dos seres multicelulares?
9)      Diferencie um ser autótrofo e um heterótrofo.
10)   Quais são as estruturas fundamentais das células?
11)   Caracterize a membrana plasmática.
12)   Caracterize o citoplasma.
13)   Caracterize o núcleo.
14)   Diferencie célula animal e vegetal.
15)   Faça um desenho de uma célula animal e de uma vegetal . Identifique   as estruturas fundamentais de cada uma  e as estruturas vegetais exclusivas.
16)   O que é Taxonomia?
17)   O que determina o sistema binominal de Lineu e qual a sua importância?
18)   Quais são as categorias taxonômicas estabelecidas por Lineu?
19)   Qual é a definição de espécie?
20)   Por que os vírus são ditos como parasitas intracelulares obrigatórios?
21)   Caracterize um vírus.
22)   Faça um desenho explicando o ciclo reprodutivo de um vírus.








ESTUDO DIRIGIDO – CONTINUAÇÃO  - COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS.

Lembrando que a primeira parte do estudo dirigido sobre o solo foi distribuída em aula.


1)    Qual a origem dos combustíveis fósseis?
2)    Por que os combustíveis fósseis são considerados recursos naturais não-renováveis.
3)    Quais os tipos de combustíveis  fósseis?
4)    Quais as características do carvão mineral?
5)    Qual a principal utilidade do carvão mineral?
6)    Quais as principais características do gás natural?
7)    Quais as características do petróleo?
8)    Quais os principais produtos derivados do petróleo?
9)    O que são combustíveis renováveis?
10) Qual a diferença entre extração de petróleo  e o fracionamento de petróleo?
11) Por que os combustíveis renováveis reduzem a emissão de dióxido de carbono?






Estudo dirigido - Camadas da Terra.
1) O que foi Pangeia?
2) O que levou Alfred Wegener a pensar na Pangeia?
3) Quais evidências  corroboraram para a Pangeia?
4) Como os cientistas obtém informações sobre o interior da Terra?
5) Faça um desenho identificando as camadas da Terra.
6) Dê as caracteristicas:
a) núcleo
b) manto
c) litosfera
7) O que são placas tectônicas e  como elas se movimentam?
8) Quais as consequências da movimentação das placas tectônicas.
9) O que são rochas?
10) Como podemos classificar as rochas?
11) O que são rochas magmáticas? Como podemos classificá-las?
12) O que são rochas sedimentares? Como podemos classificá-las?
13) O que são rochas metamórficas?
14) Em que tipo de rochas os fósseis podem ser encontrados?
15) O que é o ciclo das rochas?
16) Classifique os exemplos de rochas quanto ao tipo:
a) ardósia
b) basalto
c) argilito
d) mármore
e) granito
f) pedra-pomes
g) arenito
h) gnaisse
17) O que são estalactites e estalacmites? Como essas rochas são classificadas?
18) Por que muitas pessoas fixam residência próximas a vulcões?




ESTUDO DIRIGIDO .
 ATENÇÃO: O NOME DOS ASTROS SEMPRE DEVE INICIAR COM LETRA MAIÚSCULA.

1) Diferencie satélite natural e satélite artificial
2) Sobre a origem da Lua, responda:
a) Qual a teoria mais aceita? O que defende esta teoria?
b) O que defende a teoria das irmãs?
c) Como chamamos a teoria que defende que  a Terra estava muito quente e girava rapidamente e com   isso   parte de sua massa acabou se separando e origindando a Lua?
d) Qual teoria pressupõe que a Lua tenha se formado em regiões diferentes do Sistema Solar?
3) Por que não podemos viver na Lua?
4) Por que as crateras deixadas na superfície lunar pelo impacto de meteoritos permanecem inalteradas?
5) Descreva os aspectos da superfície lunar?
6) O que é regolito lunar?
7) Por que nunca enxergamos o lado oculto da Lua?
8) Quanto tempo a Lua leva para o seu movimento de rotação?
9) Quanto tempo demora o movimento de translação da Lua ao redor da Terra?
10) Esquematize o ciclo das fases da Lua (não esqueça de escrever o nome dos astros e o nome de cada fase).
11) Qual o único fenômeno terrestre que sofre influência da Lua?
12) Qual a importância do calendário?
13) Qual a unidade básica utilizada na construção de um calendário?
14) Por que se criou o ano bissexto?
15) Qual o calendário que utilizamos? Qual a sua origem?
16) O que é um eclipse?
17) Faça um esquema do eclipse solar e um do eclipse lunar (não esqueça de escrever os nomes dos astros).