quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cão hermafrodita sofre cirurgia no Reino Unido

Animal de dois anos foi operado para retirada da genitália masculina

por Redação Galileu
Uma mutação genética incomum em um cachorro foi registrada no Reino Unido quando os donos do animal descobriram que o bull terrier havia nascido com os órgãos genitais masculinos e femininos.
Editora Globo
Dono do animal optou por manter os órgãos genitais femininos
O cachorro, batizado de Saira, atualmente tem dois anos de idade e sofreu uma cirurgia para ficar apenas com a genitália feminina. Seu dono, Jon Conchie, afirmou ao jornal britânico Daily Mirror que não fazia ideia que seu animal de estimação era hermafrodita até uma consulta de rotina no veterinário.
O veterinário Richard Weston, responsável pelo tratamento de Saira, afirmou que nunca havia visto um cachorro hermafrodita em mais de 30 anos de atendimentos. De acordo com o veterinário James Weston, filho de Richard, "Saira agora poderá viver uma vida normal e inclusive ter filhotes". A mutação genética é tão rara que não existem estatísticas sobre o fato no Reino Unido.

Fonte: Revista Galileu

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Descoberta de arqueólogos israelenses coloca em xeque teorias sobre a origem do Homo sapiens


Dentes com mais de 400 mil anos de existência podem indicar que o homem moderno não surgiu na África

Arqueólogos israelenses anunciaram nesta segunda-feira a descoberta do que pode ser a mais antiga evidência da existência do homem moderno, o que pode alterar as teorias sobre a origem do Homo sapiens.
Uma equipe da Universidade de Tel-Aviv encontrou, em uma gruta no centro do país, dentes que podem ser de Homo sapiens e que têm pelo menos 400 mil anos de existência. Até então, os vestígios mais antigos do homem moderno tinham, no máximo, a metade desta idade.
— É muito emocionante chegar a esta conclusão. Isso muda todo o panorama da evolução — afirma o arqueólogo Avi Gopher, cuja equipe examinou o achado com aparelhos de raios-X e tomografia computadorizada.
No entanto, o cientista indicou que é necessária uma investigação mais detalhada para fortalecer sua afirmação. Atualmente, a teoria mais aceita sobre a origem do homem moderno diz que os Homo sapiens se originaram na África e migraram para fora do continente. Para Gopher, se os restos encontrados pela sua equipe forem mesmo de Homo sapiens, a espécie pode ter surgido no território que hoje corresponde a Israel, e não na África.
Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aumento no número dos casos de aids entre jovens preocupa o Ministério da Saúde

Cerca de 20% dos 33 mil novos casos registrados anualmente no país representam a faixa etária de 13 a 29 anos

O aumento no número dos casos de aids entre a população jovem no Brasil tem preocupado o Ministério da Saúde. Em um bate-papo com internautas pelo Twitter, o diretor adjunto do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Ministério, Eduardo Barbosa, afirmou que cerca de 20% dos 33 mil novos casos registrados anualmente no país representam a faixa etária de 13 a 29 anos.

— Temos cerca de 7 mil jovens recebendo medicação para controlar a doença, mais um número três ou quatro vezes maior destas pessoas que não sabem que convivem com a doença — explicou Barbosa.

Um dos problemas que afetam o aumento da incidência de HIV em jovens é a falta de conversa com pais e educadores:

— Falar de saúde sexual, por vezes, é encarado como estímulo ao inicio da vida sexual. Nós não podemos ter educadores que prejudiquem a educação dos nossos jovens e adolescentes devido a suas crenças morais — disse, ao acrescentar que deve-se adaptar a linguagem para a realidade de cada faixa etária.

Para reverter este quadro, o foco da campanha "O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/aids", lançada nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a aids, são jovens brasileiros de 15 a 24 anos.

Atualmente, cerca de 630 mil pessoas vivem com HIV no país, mas nem todas sabem que portam o vírus.
ZEROHORA.COM
Pelo Twitter, Eduardo Barbosa, afirmou que cerca de 20% dos 33 mil novos casos registrados anualmente no país representam a faixa etária de 13 a 29 anos - Twitter, Reprodução / clicRBS
Pelo Twitter, Eduardo Barbosa, afirmou que cerca de 20% dos 33 mil novos casos registrados anualmente no país representam a faixa etária de 13 a 29 anos
Foto:Twitter, Reprodução / clicRBS